Cadastre-se gratuitamente Entrar
Serviço de armazenamento: em nuvem o que é e como te protege

Serviço de armazenamento em nuvem: o que é e como te protege

O armazenamento em nuvem é uma das melhores estratégias que você pode utilizar para proteger a memória dos seus dispositivos. Além, claro, de ser um fator de proteção para os softwares e informações que você não pode perder. Então, vale a pena conhecer as vantagens da utilização.

Embora a maioria das pessoas já aproveite as funcionalidades dos serviços dessa natureza, muita gente ainda não o faz por não entender exatamente o que é e como funciona.

Mas, isso não será mais um problema, já que reunimos aqui todas as principais informações sobre o assunto. Para saber tudo, basta continuar com a gente na leitura deste post!

O que é armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é o que te permite armazenar dados sem utilizar a memória dos dispositivos. Para isso, o modelo de computação utiliza a internet para armazenar os dados, através de um provedor que gerencia a nuvem.

De maneira geral, você paga conforme a utilização. Mas, há muitos serviços gratuitos que, apesar de terem limitação de espaço, são uma mão na roda.

Assim, você guarda seus arquivos em um espaço online que, além de não gastar a capacidade dos seus aparelhos, também te dá acesso o tempo todo, e onde você estivar.

Armazenamento em nuvem - Reprodução Canva
Armazenamento em nuvem – Reprodução Canva

Como funciona

De maneira geral, o funcionamento se dá de maneira bastante simples de ser explicada. Afinal, nesse processo você compra determinado espaço de um provedor e gerenciador da capacidade de armazenamento. Ou seja, alguém que opera essa capacidade, vende e entrega utilizando a internet, com base no tamanho que o interessado desejar. Nesse caso, além da capacidade de armazenamento, o fornecedor também garante questões como segurança, e capacidade de garantir o acesso onde quer que o usuário esteja.

Na maioria dos casos, isso é feito a partir de aplicativos, que guardam e acessam os arquivos através de protocolos de armazenamento comuns, ou utilizando uma API. A depender do tipo de armazenamento e proteção que você precisa, alguns fornecedores oferecem um conjunto de possibilidades. Elas vão desde o armazenamento até o gerenciamento, a proteção e análise dos dados.

Principais serviços

Atualmente, são vários os serviços que cumprem bem a tarefa de armazenamento em nuvem. Mas, alguns deles se destacam pelo serviço e possibilidades que oferecem.

Dropbox

O Dropbox, por exemplo, é um desses aplicativos que podem salvar a vida e a memória de quem lida com informações que precisam de armazenamento. Apesar de haver uma versão grátis, a capacidade é bastante limitada. Mas, conforme já dissemos, pode ajudar.

Nesse caso, o acesso grátis oferece 2 GB de espaço na nuvem para o armazenamento. Entretanto, caso precise de mais, também é possível fazer a contratação de um dos planos pagos que atendam melhor suas necessidades.

Google One

Já o Google One é capaz de oferecer uma capacidade um pouco maior em seu plano gratuito. Aqui são 15 GB de espaço para os usuários de Androide, sem que haja a necessidade de pagamento. Mas, como sempre, as possibilidades são muito maiores com os planos pagos, que vão de 100 GB até 1 TB.

Icloud

Enquanto isso, os usuários Apple podem também contar com um serviço de extensão da capacidade de armazenamento. Aqui, o armazenamento em nuvem é possível de forma grátis até a utilização de 5 GB. Contudo, dá para ter muito mais utilizando os planos pagos disponíveis.

Armazenamento em nuvem - Reprodução Canva
Armazenamento em nuvem – Reprodução Canva

pCloud

No caso do pCloud, tanto usuários de Android quanto de iOS podem aproveitar os benefícios. Aqui, a oferta é de 10 GB grátis para armazenamento em nuvem. E, se o usuário se interessar em utilizar mais, seja em qualquer formato de arquivo, há planos pagos disponíveis que expandem a capacidade até 1 TB.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Entre as principais vantagens da utilização do armazenamento em nuvem, três delas são bastante claras. Primeiramente, a partir do uso da ferramenta, você não precisará mais se preocupar em comprar hardwares para essa função. Em decorrência da primeira vantagem, vem a segunda. Afinal, exatamente por causa da não utilização de hardwares, você não corre o risco de perder seus arquivo a partir da perda do hardware por circunstâncias diversas.

Por fim, os aplicativos de armazenamento em nuvem garantem o poder do acesso de qualquer lugar que você e os demais usuários estejam. A partir disso, se elimina a perda de tempo com reuniões presenciais dispensáveis, com deslocamentos até o hardware e outros detalhes interligados.

Se inscreva no Kotas!

Bom, com certeza você já entendeu o quanto o armazenamento pode ser útil. A depender do tipo de demanda que você tem, então, ele é indispensável.

O melhor de tudo é que, há uma chance de você utilizar o melhor dos planos pagos, mas, pagando o mínimo possível pela assinatura. Para isso, você precisa conhecer os grupos do Kotas e selecionar as pessoas que tem o mesmo objetivo que você. Assim, você divide as vantagens com outras pessoas e divide também os custos; aproveitando manos e investindo muito menos.

Conheça o Kotas agora mesmo!

Leia também: Como ter a assinatura da Amazon Prime grátis?