Cadastre-se gratuitamente Entrar
o que é antivírus

Antivírus: o que é e como te protege

Se você lida minimamente com computadores e internet, já deve saber bem a importância de adotar um bom sistema de segurança. E, claro, entre as muitas opções disponíveis, você precisa estar atento às melhores opções de gerenciadores de senha, VPN’s e outras ferramentas. Então, para potencializar a sua proteção, você precisa saber o que é antivírus e como utilizá-lo da melhor forma.

Assim, para te ajudar a entender o que é antivírus e todas as suas funcionalidades, selecionamos aqui as melhores informações para você.

O que é antivírus

Muita gente sai por aí aceitando qualquer programa por que não entende exatamente o que é antivírus. Mas, é importante identificar quais são as funcionalidades de um bom antivírus, assim você cuida ainda mais dos seus computadores e demais dispositivos.

Foto - Reprodução BH Tech
Foto – Reprodução BH Tech

O antivírus é, basicamente, um software que detecta a presença de programas de software maliciosos. Além de encontrar as ameaças, o antivírus também impede os ataques desses vírus e worms, e os remove do seu software.

Entretanto, você deve estar pensando sobre como é que se contrai vírus em máquinas. E, isso é muito simples, já que acontece mais ou menos como os vírus humanos.

Na maioria das vezes, o seu computador contrai vírus por causa de contatos duvidosos. Ou seja, você pode atraí-los para a sua máquina quando utiliza um pen-drive de origem incerta, quando acessa conteúdos que não são seguros, ou até quando baixa arquivos infectados da internet.

A principal função desses vírus é interferir no funcionamento da sua máquina. Para isso, eles registram, corrompem, destroem ou até roubam os seus dados.

Para isso, então, é que existe o antivírus. Ele é o seu sistema de defesa para identificar os ataques maliciosos e impedir a entrada do vírus em suas máquinas.

Mas, como ele faz isso? É o que nós vamos descobrir agora!

Como funciona o antivírus?

Além de entender o que é antivírus, saber como ele funciona em sua máquina também vai facilitar a sua vida. Embora pareça algo técnico e difícil, na verdade há uma explicação prática e simples para tudo.

Uma das primeiras áreas de funcionamento de um antivírus, é no escaneamento de vírus conhecidos. Como novos vírus aparecem o tempo todo, um bom antivírus sofre atualizações com frequência. Ao descobrir uma nova versão viral, o programa desmonta o seu código e o separa em grupos chamados de string. Assim, enquanto faz a varredura em sua máquina, a string identifica os arquivos que possuem aquelas características virais que ele já previa. Em seguida, ele deleta o arquivo, junto com o vírus. Mas, após ser apagado, o arquivo ainda vai para um ambiente onde você possa visualizá-lo depois.

Foto - Reprodução MicroCenter
Foto – Reprodução MicroCenter

O antivírus também funciona fazendo uma espécie de sensoriamento de investigação. Nessa tarefa, o antivírus varre o sistema procurando instruções que programas comuns não podem executar. Nesse caso, o processo é um pouco mais complexo. Entretanto, é bastante útil.

Outra parte interessante do antivírus é que ele funciona a partir da utilização de algoritmos. Assim, encontrar resultados se torna mais eficiente. Por fim, o antivírus também funciona chegando a integridade daquilo que você acessa. Essa tarefa funciona como uma espécie de comparação de bancos de dados. Cada vez que você faz um acesso, o antivírus checa as informações anteriores sobre ele. Assim, se houver alguma alteração nos dígitos verificadores, ele vai te avisar.

Tipos de antivírus

Ao descobrir o que é antivírus você percebe que eles podem ser classificados em tipos, conforme a sua natureza. Assim, são basicamente três tipos de antivírus que compreendem todos os softwares com essa natureza.

Antivírus individual

Também conhecido como standalone, essa é uma ferramenta que pretende detectar e remover certos tipos de vírus. Eles também são conhecidos como antivírus portáveis. Isso porque são carregados por pen USB que os administradores usam para realizar varreduras de urgência. Entretanto, esse tipo de antivírus não oferece proteção em tempo real. Isso porque ele está sob guarda de um dispositivo fora da máquina.

Conjuntos de softwares de segurança

Entre os tipos de antivírus você também encontra o que conhecemos por security suites. Na verdade, eles são mais do que programas de antivírus. Pois, eles são capazes de combater outros tipos de ataques, além dos próprios antivírus. Entre as principais funções estão o combate de spyware e firewall. Além disso, eles costumam oferecer o serviço de controle parental e gerenciadores de senha e VPN em um só pacote.

Antivírus na Cloud

Como a tendência é que cada vez mais ferramentas funcionem sem ocupar espaço no próprio computador, o antivírus também traz essa possibilidade. Geralmente esse tipo de antivírus funciona em duas etapas. A primeira delas é a instalação das funcionalidades no próprio computador. Dessa forma o administrador pode fazer as varreduras em seu sistema. Em contrapartida, as informações recolhidas pelo software são armazenadas na web. Assim, o cliente ganha velocidade na máquina, com o espaço que sobra.

Por que usar antivírus?

Depois de descobrir o que é antivírus, fica muito mais fácil entender por que ele é uma ferramenta indispensável. Afinal, são várias funcionalidades que trazem inúmeros benefícios para você e a sua máquina.

antivíruos
Foto – Reprodução GCF Learn

A primeira razão pela qual você deve utilizar um antivírus é o fato de que essa ferramenta está sempre alerta. Ou seja, mesmo que você perca a atenção durante a navegação, o antivírus está sempre procurando pelas ameaças.

Além disso, um bom antivírus faz escaneamentos periódicos em sua máquina. Com isso, ele evita que softwares mal intencionados passem desapercebidos.

Por fim, embora não esgote a lista de vantagens, a base de dados de bons antivírus costuma ser bastante confiável. Isso acontece porque as grandes empresas que desenvolvem os softwares costumam ser especialistas em segurança de dados. Assim, se você mantiver atualizado o antivírus, ele vai fazer maravilhas por você!

Você pode acessar ferramentas como essas gastando menos utilizando o Kotas!