Cadastre-se gratuitamente Entrar
Dropbox

Dropbox: Guia completo

Um serviço de armazenamento como o Dropbox realmente é uma mão na roda para quem precisa se um bom lugar para guardar seus arquivos. Especialmente no Brasil, essa é uma das opções mais exploradas no nicho conforme a própria marca informa. Ao que tudo indica, nós somos o maior número de usuários na América Latina.

Assim, parece óbvio querer conhecer mais sobre o assunto, não é mesmo? Então, nós reunimos as principais informações para que você descubra porque esse serviço é um dos mais bem quistos quando o assunto é armazenamento na nuvem. Continue com a gente na leitura deste post!

O que é o Dropbox?

Sabemos que já está suficientemente claro. Mas, não custa reforçar que esse é um serviço de armazenamento em nuvem. Na prática esse é um lugar onde se pode reunir todos os tipos de arquivo de maneira segura e organizada. Assim, quem precisa acessar, pode fazê-lo de onde estiver. Além disso, é uma boa ferramenta para quem precisa de um lugar protegido para deixar os arquivos, sem comprometer a memória de seus hardwares.

Esse serviço de hospedagem pode utilizar uma versão gratuita que oferece um espaço de 2GB. Além disso, há toda uma gama de possibilidades que podem ser exploradas em diferentes pacotes pagos. No Dropbox é possível guardar arquivos em documentos de fotos, vídeos, textos ou qualquer outro.

Dropbox - Reprodução Canva
Dropbox – Reprodução Canva

Como funciona?

O Dropbox é uma espécie de hospedeiro de arquivos. Trata-se de uma espécie de fornecedor de espaço online para que você guarde o que precisa e acesse quando quiser.

Ao reunir os seus arquivos em um serviço de armazenamento em nuvem, o usuário tem a possibilidade de manter uma maior organização. Além disso, essa é uma maneira de manter os arquivos mais seguros.

Quando você armazena seus arquivos na nuvem, você abre espaço para a sincronização de dispositivos. Ou seja, quando se faz um backup de determinado arquivo utilizando a nuvem, é possível acessá-lo de qualquer outro dispositivo sincronizado. Da mesma forma, as alterações feitas ao longo do caminho, pelas sincronizações autorizadas, também são salvas na nuvem. Isso mantém uma informação sempre coesa e acessível.

Então, além do próprio armazenamento, o Dropbox também funciona como boa ferramenta de compartilhamento e de colaboração.

Planos possíveis

Nós também já adiantamos que esse é o tipo de serviço que dá boas chances de testes. Afinal, a partir do uso do plano gratuito já é possível aproveitar as possibilidades de 2 GB de espaço. Essa é uma oportunidade para você usar as possibilidades e descobrir o potencial da ferramenta.

Além dessa possibilidade gratuita, há os planos pagos cujas possibilidades são ainda maiores. Os planos Dropbox podem ser de Pessoal, Plus ou Professional. Enquanto o Plus conta com 2 TB de armazenamento e custo de US $ 11,99 ao mês. Enquanto isso, o Professional, oferece um pouco mais, com 3 TB de armazenamento por US $ 19,99. Alguns dos planos maiores também oferecem a possibilidade de teste grátis por 30 dias. Então, é bom não perder a chance de usar os recursos gratuitamente por mais tempo.

Dropbox - Reprodução Canva
Dropbox – Reprodução Canva

Por que usar Dropbox?

Há muitas razões pelas quais você deveria cogitar a utilização de um sistema de armazenamento. Entretanto, algumas delas estão muito claras e evidentes no Dropbox. A manutenção da organização, por exemplo, é uma delas. Pois, utilizando essa ferramenta você pode juntar todas as coisas em um só lugar, diminuindo em muito o trabalho.

Além disso, a vantagem de acessar os arquivos de qualquer lugar deve ser um ponto a se considerar. Dessa forma você se informa de alterações, progressos e novas atividades nos arquivos. E, o serviço de armazenamento na nuvem também dá mais segurança aos arquivos. Assim, o Dropbox possui tudo o que você precisa para manter arquivos pessoais, profissionais e de todos os tipos, suficientemente seguros.

Vale a pena?

Depois de conhecer tantas vantagens e possibilidades da ferramenta, certamente você já chegou à essa resposta, não é mesmo? E, sim, vale a pena! Pelo menos é isso o que dizem os incontáveis usuários do serviço. A fim de escolher a melhor possibilidade, o ideal é medir o tamanho da sua necessidade.

Alguns planos são suficientes para o uso pessoal, mas não atenderiam a demandas maiores. Por outro lado, há aqueles maiores que, para um só usuário seria desperdício de espaço. Mas, e se você pudesse explorar o máximo enquanto paga o mínimo? Não te parece uma boa ideia?

Então, antes de escolher planos menores, considere a possibilidade de compartilhar a assinatura. Assim, você utiliza ao máximo as vantagens, enquanto diminui os custos ao dividi-los com outras pessoas.

Descubra como você pode utilizar ferramentas como essas e pagar menos utilizando o Kotas!

Leia também: Google One x iCloud qual o melhor?