Cadastre-se gratuitamente Entrar
Dropbox X Pcloud: qual o melhor?

Dropbox X pCloud qual o melhor?

Serviços como Dropbox e Pcloud são excelentes ferramentas para quem deseja potencializar a guarda de seus arquivos. Além disso, claro, essa não é a sua única função, já que, além de backup, essa também é uma arma para melhorar o compartilhamento profissional e de proteção dos dados via criptografia.

Entretanto, a grande questão é: qual dessas ferramentas é melhor? Essas duas ferramentas possuem características próprias que reúnem vantagens e desvantagens. A fim de que você descubra qual é a melhor forma de cuidar dos seus dados, trouxemos aqui tudo o que você precisa saber. Para ficar por dentro de tudo, basta continuar essa leitura até o final!

Dropbox

No Dropbox se tem uma reunião de grandes vantagens. Trata-se de um serviço de hospedagem de arquivos que guarda e dá acessibilidade aos arquivos dos interessados. Seu acesso pode ser feito por meio de vários dispositivos disponíveis para Android, iOS, Windows e macOS.

Dropbox e pCloud
Reprodução Dropbox

É possível fazer a guarda de arquivos de maneira gratuita no Dropbox, até o limite de 2 GB, o que já é muito bom. Mas, você também pode aproveitar os planos pagos, com muito mais benefícios e possibilidades.

pCloud

Da mesma forma, o pCloud também oferece os mesmos tipos de serviços. Além da boa compatibilidade com iOS, Android, MacOSX e Windows OS, a sincronização de diferentes aparelhos com a mesma conta é imediata. Isso facilita o acesso e a operação dos arquivos guardados na nuvem.

O Dropbox e pCloud não facilitam a escolha pelo que seria o melhor serviço de armazenamento. Afinal os dois possuem características consideradas boas para o serviço. Mas, a partir de cada diferencial, cada um pode tirar a sua própria conclusão. Por isso, abaixo estão os comparativos sob cada aspecto dos mais importantes.

Preço

A boa notícia é que os dois tipos de serviço oferecem um plano de armazenamento gratuito. Mas, os dois fazem isso de maneiras diferentes. Por exemplo, o Dropbox oferece 2 GB de armazenamento no plano gratuito, conforme nós já informamos.

Os planos Dropbox podem ser de Pessoal, Plus ou Professional. Enquanto o Plus conta com 2 TB de armazenamento e custo de US $ 11,99 ao mês. Enquanto isso, o Professional, oferece um pouco mais, com 3 TB de armazenamento por US $ 19,99.

Enquanto isso, o pCloud oferece 10 GB gratuitos, mas que são liberados por etapas. Assim, de cara você tem 2 GB, como no concorrente. Mas, você pode ter mais 5 GB liberados ao verificar o seu e-mail, fizer um upload de um arquivo, baixar aplicativos de desktop e smartphone e ativar o upload automático de fotos. Por fim, os últimos 3 GB serão liberados quando você fizer convites para que outras pessoas acessem o serviço.

Além disso, é possível também adquirir planos pagos de uso pessoal, que oferecem ainda mais possibilidades. Nesse caso, a assinatura pode ser mensal, custando US $ 4,99, com acesso a 500 GB de espaço na nuvem, ou, você também pode assinar um plano vitalício com um pagamento único de US $ 175.

Por fim, há também planos Premium Plus, com armazenamento de 2 TB. Para acessá-los, as opções são a aquisição de um plano mensal com custo de US $ 11,99 ao mês, ou, o plano vitalício com pagamento único de US $ 350.

Dropbox e pCloud
Reprodução PC Mag

Segurança

Esse é um daqueles quesitos que você não pode ignorar na hora de decidir entre Dropbox e pCloud. Afinal, a segurança é exatamente uma das razões pelas quais se opta por adquirir um serviço desse tipo.

Assim, o mais recomendável é sempre optar por criptografia de conhecimento zero. Entretanto, nenhum dos dois oferece o serviço de maneira pronta para o uso. Então, caso você precise e queira esse tipo de segurança, no Drobpbox você terá que terceirizar a criptografia. De maneira geral, os usuários utilizam Boxcryptor para isso.

Já no pCloud, você até pode acessar o serviço, mas, o serviço chamado pCloud Crypto é pago para os planos pessoais. O que significa, que você deverá acrescer um valor de US $ 3,99 ao mês ao seu plano mensal.

Privacidade

Quando o assunto é privacidade, também se trata de um ponto importante a ser observado. Sobre isso, o pCloud tem a vantagem de estar sob leis de privacidade da Suíça, que se mostram muito eficientes. Mas, por ter os servidores nos EUA, podem ser aplicadas também as leis de lá, que não são tão eficientes quanto as da Suíça. Agora, se o seu plano possui o Plus de Crypto, então isso não fará diferença, já que se os seus dados não podem ser descriptografados.

Já o Dropbox tem a sua sede nos EUA, nesse caso, a lei utilizada é a de lá. Então, sem a proteção da criptografia Boxcryptor, por exemplo, o governo americano poderá acessar os seus dados. A propósito, mesmo criptografados, a própria Dropbox informa poder acessar os dados, a fim de garantir que você não esteja infringindo nenhum dos termos.

Qual dos dois vale a pena?

A grande verdade é que, os dois podem valer a pena a depender da sua demanda. Então, isso deve ser decidido ponto a ponto, conforme as diferenças façam sentido para você,

Entretanto, qualquer que seja a sua escolha, com certeza você ainda pode melhorá-la. Assim, é possível que você aproveite todas as vantagens dos melhores planos, mas pagando muito menos. Para isso, é só fazer parte de um grupo do Kotas com os mesmos interesses que os seus, dividir a assinatura e os custos também!

Conheça o Kotas agora mesmo!

Leia também: Serviço de armazenamento em nuvem: o que é e como te protege