Blog do Kotas

Screaming Frog- Guia Completo

No embate Screaming Frog x Screpy, a primeira opção parece ser a mais aceita por quem se interessa em otimizar o seu SEO. Não é difícil entender isso, afinal trata-se de uma ferramenta capaz de realizar auditorias completas em seu site. Apesar de se tratar de uma agência de Marketing do Reino Unido, ela possui duas ferramentas que fazem sucesso e são utilizada globalmente no Marketing Digital.

Screaming Frog
Foto: Divulgação/Screaming Frog

Para compreender as funções e vantagens do Screaming Frog é preciso conhecer seus aspectos e funcionalidades. Por isso, reunimos aqui todas as principais informações sobre o assunto para que você fique por dentro de tudo!

O que é Screaming Frog

A Screaming Frog é, originalmente, uma agência de Marketing. Entretanto, a partir delas nasceram ferramentas como a SEO Spider. Seu propósito de nascimento foi coletar dados, identificar problemas técnicos em sites, e apontar caminhos de otimização do seu SEO.

Além dessa, outra ferramenta surgiu a partir da famosa agência de Marketing. Trata-se do File Analyser, que muitos profissionais de SEO utilizam em seus processos. Juntas, essas ferramentas fazem do Screaming Frog, uma das melhores técnicas de rastreamento de páginas e de melhoria de técnicas SEO.

Como funciona a Screaming Frog

Uma das principais funções e ferramentas da Screaming Frogs exatamente o SEO Spider. Nesse caso, trata-se de uma ferramenta que simula a ação do robô do Google. Assim, você mesmo verá os resultados da mesma perspectiva que o Google vê. Assim, você também enxerga os problemas que empacam o seu SEO, e as opções possíveis para alavancar esses resultados.

Para cumprir essas funções, o programa precisa de download e de instalação na sua máquina. Assim, não se trata de um conjunto de ferramentas a se armazenar na nuvem. Ao contrário, é uma espécie de software que roda a partir de sistemas operacionais como Windows, Mac e Ubuntu.

Depois de fazer a instalação, você pode utilizar a ferramenta em sua versão gratuita ou paga, conforme a sua escolha. Sua interface é bastante simples e intuitiva, o que facilita bastante o processo.

Screaming Frog
Foto: Reprodução/Screaming Frog

O próximo passo, então, é informar à plataforma quais são os termos que você deseja pesquisar. No campo disponível na parte superior da página, você insere a palavra ou domínio que a ferramenta irá analisar.

Em seguida, a pesquisa da plataforma cria relatórios que contêm informações importantes. São dados como título, meta-descrição, número de links internos e externos, última atualização de dados e outras questões.

Ao navegar pelas abas do programa com a utilização de filtros, você encontra todas as informações que deseja. Inclusive, você pode personalizar as abas de forma que as informações que se apliquem melhor às suas necessidades.

Planos da Screaming Frog

Entretanto, como tudo o mais na vida, essa versão traz bom funcionamento, mas, utilização limitada. Um aspecto disso, por exemplo, e a limitação de analisar apenas 500 URLs. Por outro lado, você pode contratar versões pagas que poderão te garantir melhores resultados.

Conforme já adiantamos, a agência Screaming Frog possui um plano gratuito. Nele estão disponíveis funcionalidades como análise de links quebrados, de títulos de páginas e metadados, revisão de metas robôs e diretivas, auditoria de hreflang, identificação de páginas duplicadas, geração sitemaps XML, visualizações do site e limite de rastreamento de 500 URLs.

Foto: Reprodução/screaming Frog
Foto: Reprodução/screaming Frog

Enquanto isso, a versão paga é através de uma licença anual. Essa versão pode ser adquirida pelo valor de £ 149,00 por ano. A boa notícia sobre os planos Screaming Frog é que você pode conseguir descontos pela quantidade de licenças que vier a adquirir.

Por que usar Screaming Frog?

Utilizar a Screaming Frog em sua estratégia de otimização de SEO é um grande negócio. Afinal, ela é um meio totalmente funcional de encontrar limitações e apontar novos caminhos.

A boa notícia é que, isso é capaz de determinar totalmente a forma como você é encontrado na web e de gerenciar o seu tráfego orgânico. Como resultado, você terá melhorias consideráveis na quantidade e na qualidade de seus acessos.

Screaming Frog
Foto: Divulgação/Neil Patel

A partir da utilização das ferramentas da agência você consegue realizar várias tarefas de valor para o seu site. São tarefas que fazem toda a diferença como: realização de audição redirecionamentos, análises de headlines e descrições, renderização de sites em JavaScipt e validação de dados estruturados.

Além das próprias funcionalidades do sistema, você também ganha em conhecimento a partir da plataforma. Pois, você pode utilizar as respostas para expandir os seus conhecimentos sobre as próprias técnicas SEO. Então, a partir do conhecimento, você poderá trazer para a sua própria realidade os impactos práticos do novo posicionamento.

Vale a pena usar Screaming Frog?

A resposta para essa pergunta é muito clara. Afinal, depois de todos esses benefícios expostos, fica muito latente a necessidade de apostar em plataformas especializadas para a otimização do SEO. Ao se atualizar com cuidado e disciplina, você materializa a preocupação com o conteúdo que oferece.

O resultado disso é um tráfego orgânico, a fidelização de usuários assíduos e o crescimento responsável de aderentes à marca. Então, escolha a melhor opção para você e avance no mundo do SEO!

Conheça também a ferramenta Ahrefs!

Descubra como você pode utilizar ferramentas como essas e pagar menos utilizando o Kotas!

Comentários