screaming frog

Screaming Frog x Screpy

Cuidar do SEO do seu site e mantê-lo sempre otimizado não é uma tarefa simples. Afinal, há bastante concorrência no nicho, o que te impulsiona a ser o melhor que possa ser. Para isso é que existem ferramentas como Screaming Frog e Screpy. Entre as plataformas disponíveis para ajuda no seu SEO, essas são algumas das mais competentes.

No decorrer deste post você saberá tudo sobre essas duas ferramentas e o que elas são capazes de fazer. Para isso, continua a leitura com a gente!

O que são?

Antes de entender sobre suas funcionalidades, você precisa saber o que são essas ferramentas. Pois, faz parte do cumprimento do objetivo, traçá-lo primeiro. Convém, então, compreender porque existem e para que servem essas pataformas.

Screaming Frog

Screaming Frog, na verdade, é mais do que uma ferramenta. Trata-se de uma agência de marketing criada no Reino Unido, em 2011. Seu maior maior objetivo é fornecer soluções para a otimização do SEO. Para isso, com o decorrer do tempo, algumas estratégias foram desenvolvidas, como o SEO Spider e Log File Analyser.

Foto: Divulgação/Screaming Frog
Foto: Divulgação/Screaming Frog

Assim, a Screaming Frog se torna um grande auxílio na criação de estratégias que você pode utilizar na otimização do seu SEO. Isso se faz através de varreduras e relatórios tão completos quanto possam ser.

Screpy

Enquanto isso, a ferramenta Screpy também se apresenta como um leque de ferramentas de otimização do SEO. Trata-se de uma espécie de sitemap que pretende acompanhar o índice de palavras-chave. Consequentemente, os resultados apresentados através de relatórios super completos pretendem te dar ferramentas que farão que você saia na frente de seus concorrentes.

O que o Screaming Frog e o Screpy fazem?

Aparentemente, o objetivo das duas plataformas parece o mesmo. Entretanto, as funções que desempenham para chegar lá variam de acordo com a plataforma utilizada. Por isso, trouxemos para você quais são as principais funções da ferramenta Screaming Frog e Screpy.

Screaming Frog

A principal estratégia da Screaming Frog é o seu próprio produto, o SEO Spider. Afinal, ele funciona como uma espécie de rastreador sites funcionando como um robô do Google. Depois de encontrar o problema da não otimização, é possível direcionar melhor a resolução da questão.

Assim, entre as principais funções da plataforma estão:

  • analisar aspectos do SEO como títulos, metas-descrição, tamanhos e afins;
  • encontrar links quebrados e erros de servidor;
  • fazer auditorias dos redirecionamentos;
  • identificar páginas duplicadas ou bloqueadas e a razão disso;
  • permitir a visualização de gráficos da arquitetura do site;
  • validar dados de estruturação;
  • integrar plataformas como google analytics e search console.

Mas, a plataforma também opera por meio da ferramenta Log File Analyser que, apesar de ser um pouco mais técnico na hora de operar, também oferece resultados mais profundos. Com ele você pode:

  • identificar urls o robô pode ou não rastrear;
  • encontrar quais são as páginas mais pesadas e lentas;
  • descobrir links que estão quebrados;
  • verificar a frequência de rastreamento dos robôs.

Screpy

O Screpy também possui boas funções para otimização de SEO. Inclusive, um dos diferenciais da plataforma é a facilidade de operação que ela permite. Através dessa ferramenta você poderá:

Foto: Divulgação/Screpy
  • encontrar uma lista de tarefa com passo para a otimização do seu site;
  • acessar lista de itens e sub-links com mais informações;
  • verificar a velocidade da página;
  • receber indicações daquilo que os clientes buscam na hora de pesquisar palavras-chave;
  • acessar ferramentas SEO de otimização do seu site;
  • receber informações úteis sobre os acessos que o seu site tem;
  • receber resumos de definições de tudo o que pode ser feito para otimizar o seu SEO.

Como utilizar as ferramentas?

Agora que você já sabe o que são e para que servem ferramentas como Screaming Frog e Screpy, você também precisa descobrir como utilizá-las. E, a boa notícia é que ambas são de operação fácil, objetiva e intuitiva. Descubra como utilizar cada uma delas.

Screaming Frog

Aqui consideraremos a ferramenta mais comum que é o SEO Spider. Para dar os primeiros passos, você precisa baixar e instalar a ferramenta na sua máquina. Logo em seguida, ao entrar no programa, é a interface a seguir que você vai ver.

Foto: Divulgação/RockContent

O próximo passo é apenas inserir o site para o qual você deseja a análise. Se for o caso, você também pode direcionar a pesquisa para um diretório específico. Então, como resultado você terá relatórios de análises de questões como o título da página, meta-descrição, tempo de resposta, última atualização e muitos outros dados.

Para utilizar o serviço você pode optar pela versão gratuita. Entretanto, ele possui um limite de 500 sites para análise. Então, talvez o ideal seja investir um pouco para ter um plano ilimitado. Se essa for a sua opção, você vai pagar algo em torno de £ 149,00 por ano.

Screpy

Quando se trata do Screpy, você pode encontrar diversos planos com funcionalidades diferentes. Dessa forma, o preço também varia, indo de 9$ a 249$ ao ano.

Assim como o Screaming Frog, o Screpy também se mostra fácil de usar e possui uma plataforma bastante intuitiva.

Foto: Divulgação/Screpy

Foto: Divulgação/Screpy

A partir dessa Dashboard você acessa todas as ferramentas disponíveis no plano de sua escolha. Com a inserção do objeto de pesquisa você receberá relatórios completos conforme a contratação.

Conheça mais opções de otimização de SEO: Majestic SEO x AHrefs

Finalmente você está pronto para fazer a sua escolha. Afinal, já conhece tudo o que cada plataforma pode ofertar!

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!

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