Cadastre-se gratuitamente Entrar
majestic SEO; ahrefs

Majestic SEO X Ahrefs

Certamente você já sabe a importância de manter em dia o SEO e demais estratégias do seu seu site. Faz parte da vivência do Marketing encontrar soluções para otimizar o SEO, captar a atenção e fidelizar os acessos, não é mesmo? A boa notícia é que há no mercado digital algumas ferramentas que podem salvar essa fase do processo. É ocaso de plataformas como Majestic SEO e Ahrefs.

Entre as muitas faces do Marketin no mundo digital, gerenciar e analisar backlinks é uma parte importante do rankeamento de conteúdos. E, essa é a especialidade de ferramentas a seguir.

Para saber tudo sobre Majestic SEO e Ahrefs, continue com a gente neste post!

O que são essas ferramentas?

Que Majestic SEO e Ahrefs são ferramentas de otimização você já sabe. Mas, é possível que ainda te falte saber exatamente como elas funcionam e quais benefícios podem trazer. Que começarmos entendendo o que realmente são essas ferramentas?

Majestic SEO

A Majestic SEO é uma daquelas ferramentas que trabalham na otimização de páginas da web. Mais do que isso, ela é uma das ferramentas mais importantes para esse fim. Pois, além de planejar a otimização de páginas na web, ela também visa executar estratégias de Marketing de Conteúdo.

Foto: Divulgação/Majestic

Nesse caso, o foco da ferramenta é exatamente a análise de backlinks e análise das palavras-chave. Afinal, esses são dois dos aspectos mais importantes no Marketing Digital.

Assim, a Majestic SEO é uma das melhores ferramentas para se garantir uma análise avançada e detalhada do desempenho do seu site.

Ahrefs

Ahrefs é outra dessas ferramentas importantes na otimização do site. Assim como a ferramenta anterior, a Ahrefs tem o seu foco na análise de backlinks. Como garantir que a sua página esteja linkada em outras páginas é muito importante para o seu rankeamento, acompanhar e gerir esses backlinks fazem muita diferença.

Assim, a Ahrefs é uma plataforma que coleta, processa e armazena uma quantidade muito grande desses dados. E, essas informações é que são usadas pelos profissionais de Marketing.

Foto: Divulgação/Ahrefs
Foto: Divulgação/Ahrefs

O desenvolvimento desse trabalho fez de Ahrefs uma das principais do mundo. Apenas em um dia, a página atualiza métricas para 72 milhões de páginas. Além disso, em um único dia, a Ahrefs também descobre 1,8 milhões de páginas novas.

O que essas ferramentas fazem?

Na verdade, o conceito das ferramentas já é bastante autoexplicativo. Entretanto, a fim de alcançar os objetivos a que se propõe, cada plataforma possui o seu próprio leque de possibilidades. Vamos conhecer quais são?

Majestic SEO

Apesar do foco já apresentado para a ferramenta, a Majestic SEO apresenta uma série de funcionalidades importantes. Assim, o conjunto de possibilidades pode oferecer um ambiente propício para decisões seguras.

Entre as principais opções da plataforma, por exemplo, estão ferramentas como a chamada de Site Explorer. Essa é, na verdade, a funcionalidade que se preocupa em analisar profundamente determinada URL.

A ferramenta Serch Explorer também ocupa uma função importante na ferramenta. Afinal, a partir dela é possível termos e trechos específicos de uma página.

search explorer

Com o Link Inteligence API, é possível saber qual é a contribuição de cada link na otimização da pesquisa. Trata-se de uma avaliação completa visualizada a partir de um mapa de inteligência do link em questão.

O Majestic SEO também funciona a partir de um histórico de backlinks. Isso quer dizer que, a ferramenta é capaz de rastrear todos os links de seu site que estão mencionados em páginas relevantes.

Como novidade na plataforma, há também uma ferramenta de Campanhas. A partir desse recurso você pode agrupar os sites analisados. Então, a partir dessas separações, é possível fazer análises mais direcionadas.

Por fim, embora não esgote a lista de funções da ferramenta, há o verificar de palavras-chave. Ao pesquisar e entendera recorrência de determinados termos, você também é direcionado para escolhas melhores.

Ahrefs

Na ferramenta Ahrefs você encontra algumas das funcionalidades que também estão na Majestic SEO. A análise de backlinks, por exemplo, também é comtemplada aqui a partir da utilização do Site Explorer.

Além dessa análise, a ferramenta Ahrefs também se preocupa em identificar o tráfico orgânico de determinado domínio. Para isso, a função também considera aspectos como o CTR para cada posição, e até a quantidade de keywords para as quais o domínio em questão se posiciona.

Entre os diferenciais dessa ferramenta está a utilização de alertas. Através da criação de alertas você pode ser informado sobre novos links gerados, perdidos e até variações de pesquisas de palavras-chave.

Com a ferramenta Content Explorer você mapeia os conteúdos mais relevantes e com maior engajamento na internet. Isso se potencializa quando se aplica uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o Keys Explorer, por exemplo.

Foto: Divulgação/Webshare
Foto: Divulgação/Webshare

Com a ferramenta Ahrefs você também acessa funções de auditoria. Assim, você pode conhecer em tempo hábil quais são os problemas que possam estar prejudicando o seu domínio.

Além dessas, outras funções importantes são desempenhadas pela plataforma. São pontos importantes como análise de concorrências, estimativa de tráfego, comparação entre domínios e muito mais. Assim, você garante o controle de todo o seu Marketing em uma só ferramenta.

Quanto custa uma dessas ferramentas?

Obviamente, embora algumas possuam versões gratuitas, as opções mais completas delas podem custar algum investimento. Entretanto, ao analisar as suas demandas e quais as possibilidades de ofertas, com certeza você vai saber qual é a melhor escolha.

Majestic SEO

O Majestic SEO possui, sim, versões gratuitas. Entretanto, você deve se lembrar que, obviamente, tratam-se de opções mais limitadas do serviço.

Já entre as versões pagas você pode escolher entre planos que vão de US$ 49,99 mensais até US$ 399,99 mensais. Cada uma das opções possuem diferenciais que justificam a diferença no investimento. Assim, você pode adequar o seu investimento à sua demanda.

Ahrefs

Assim como a Majestic SEO, as versões da Ahrefs são cobradas em dollar americano. Isso faz com que o preço seja um pouquinho menos atrativo, entretanto, usuários garantem que vale o investimento.

Você vai encontrar planos mais básicos que custarão entre US$ 99 e US$ 120 mensais. Mas, claro, caso a sua demanda seja muito maior, há planos full que podem chegar a custar até US$ 900 por mês.

Conheça também outras opções de ferramentas!

O grande segredo é considerar a sua demanda, analisar o retorno e, então, escolher sua melhor opção!

Descubra como você pode utilizar ferramentas como essas e pagar menos utilizando o Kotas!