Economizar dinheiro

Como economizar dinheiro em 2022

Reunir conhecimento sobre economizar dinheiro é sempre uma boa ideia. Mas, em alguns momentos da vida isso é mais do que uma boa dica e passa a ser uma necessidade essencial.

Com a correria do dia a dia e as necessidades se dinamizando, muitas vezes comprometemos uma parte do orçamento que poderia ser melhor aplicada. Mas, a boa notícia é que há meios práticos e funcionais de economizar. E a melhor notícia é que eles nem sempre significam cortar benefícios, mas, gerenciá-los melhor.

Quer descobrir como? Para isso, é só ficar com a gente até o fim deste post!

Faça metas

É realmente muito difícil se chegar a um objetivo que não está definido e claro. Afinal, para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve, não é mesmo? Portanto, antes de tudo, você precisa definir aonde quer chegar e, então, estabelecer como fará para alcançar o destino.

De maneira geral, o ideal é fazer isso considerando metas de curto, médio e longo prazo. A partir dessas definições será mais fácil estabelecer de quanto você poderá dispor mensalmente a fim de cumprir esses alvos. Com um bom planejamento em mãos você estará um passo mais perto do cumprimento da missão de economizar dinheiro.

Economizar dinheiro - Reprodução Canva
Economizar dinheiro – Reprodução Canva

Registre e classifique suas receitas e despesas

A fim de saber a que distância você está da realização de suas metas, é preciso que você tome nota da sua situação atual. Isso implica no levantamento e registro de todas as suas fontes de receitas e de todas as suas saídas Com um bom controle de gastos fica muito mais fácil saber o que é que está pesando mais no orçamento, e como diminuir os gargalos financeiros.

Primeiramente, se atente para os registros de suas fontes de renda. Considere todos eventos que lhe rendem dinheiro no mês e tome nota disso. Além disso, é importante classificá-los como principal ou secundário, a fim de saber o peso de cada um.

Para as despesas também é necessário aplicar classificações. Assim, registre como alimentação, moradia, lazer, saúde ou outra categoria cada gasto que você tiver no mês.

Observe os hábitos da família

Se você reparar bem, vai descobrir que muitas das despesas da família são aumentadas não por necessidade ou prazer, mas, por hábitos ruins. Como um bom exemplo disso está o fator aumentativo ou diminutivo em uma conta de luz. Muitas vezes você não precisa cortar o uso de aparelhos, mas fazer um uso mais consciente. É o caso de apagar as lâmpadas de ambientes que não estejam sendo usados, retirar os aparelhos das tomadas ao invés de deixá-los em stand-by, diminuir a temperatura ou desligar chuveiros em tempos quentes, dentre outras ações dessa natureza.

Da mesma forma, dá para diminuir o consumo de água ou reaproveitá-la, diminuir pacotes de entretenimento que não estejam sendo usados e produzir mais refeições ao invés de pedir todas no delivery.

Avalie os juros

Com certeza os juros são os maiores vilões do orçamento doméstico. E, muitas vezes nós somos escravizados por situações que poderíamos mudar.

Para se livrar dos abusos o ideal é evitar atrasos no pagamento de contas, especialmente o cartão de crédito e cheque especial. Mas, há outros meios de lidar com eles, ficando sempre de olho nas taxas e no mercado. Nas oportunidades de renegociar taxas, faça isso! Também não hesite na hora de trocar serviços optando por linhas de créditos mais baratas e taxas menores.

Economizar dinheiro - Reprodução Canva
Economizar dinheiro – Reprodução Canva

Faça uma reserva

Outra boa maneira de economizar dinheiro é criando uma reserva financeira. Para que isso funcione você precisa estabelecer um valor mensal a ser guardado e cumprir religiosamente.

Além de firmar o hábito de guardar o dinheiro, é preciso que se desenvolva uma consciência de reserva. Isso é, seu cérebro precisa entender que não se trata de um recurso para se usar por impulso, mas uma resposta emergencial.

Assine o Kotas!

Por fim, uma boa estratégia par economizar dinheiro é assinando o Kotas. Ao fazer, ao invés de cortar possibilidades de entretenimento você pode fazer o contrário. Afinal, com o Kotas gerenciando suas assinaturas dá para adquirir os planos que você deseja, explorar ao máximo o potencial de cada um e pagar bem menos pelos serviços.

Para isso você só precisa encontrar as pessoas que tem o mesmo interesse que você. Elas estão no Kotas e manifestam o seu interesse através de grupos de compartilhamento de assinaturas. E, acredite, tem interesse para todo o tipo de assinatura que você possa imaginar.

No final, você vai descobrir que dá para assinar vários streamings pelo que preço que você pagaria em um outro.

Com o Kotas você não precisa escolher! Dá para assinar todos. Conheça agora mesmo!


Leia também: Quais streamings de série valem a pena assinar em 2022?

Comentários