Cadastre-se gratuitamente Entrar
home office

Como aumentar a segurança do seu home office?

Depois de um tempo tão extenso de novos costumes e adaptações, a prática de home office agora é o novo normal no meio do trabalho. E, convenhamos, esse novo jeito de trabalhar pode trazer muitos benefícios e economia para o seu negócio.

Mas, estar em casa pode diminuir a estrutura de segurança que se tem em um ambiente organizacional. E, para suprir isso, você precisa encontrar meios mais práticos e seguros para proteger o seu sistema de trabalho.

A boa notícia é que há muitos deles. E nós vamos te ajudar a descobrir quais são eles! Continue com a gente para descobrir qual a melhor forma de aumentar a segurança do seu home office.

Invista em um bom VPN

Em português, VPN significa Rede Privada Virtual. Então, o conceito do termo acaba sendo autoexplicativo. Entretanto, você precisa conhecer a função da VPN e a necessidade dela na sua configuração de home office.

Uma VPN funciona como uma espécie de filtro para aquilo que você acessa. Assim, o que ela faz é criptografar seu tráfego na internet. Com isso torna-se mais difícil que terceiros tenham acesso aos dados que você não pretende compartilhar.

home office

Então, ao utilizar o VPN é seu home office, você pode ocultar o seu IP do seu ISP e de terceiros indesejados. Dessa forma, você pode trafegar mais tranquilamente, sem muitos riscos de que seus dados sejam compartilhados e usados indevidamente.

Além disso, uma boa VPN também é capaz de detectar quando a conexão VPN é interrompida e de tornar o acesso mais seguro pedindo autenticação dois fatores de todos que tentarem acessar.

Dicas de ferramentas de VPN

Uma das ferramentas mais seguras para a aplicação de VPN é a NordVpn. Isso porque, essa plataforma fornece um tipo de túnel criptografado seguro para o fluxo de tráfego online.

Com a utilização dessa ferramenta, você pode navegar com tranquilidade sobre uma rede Wi-Fi pública enquanto protege suas informações pessoais, ou mesmo seus arquivos e trabalho.

A Express VPN também está na lista de ferramentas mais seguras para você utilizar no seu home office. Essa ferramenta também pode ser usada em diferentes tipos de dispositivos. Em qualquer que seja o aparelho, a ideia é sempre a mesma: manter a sua navegação segura. Isso pode ser feito par você trabalhar, comprar, ou mesmo se conectar a outras pessoas.

Escolha um bom Antivírus

Esse é a básica das básicas entre as dicas. Apesar de parecer muito lógico o fato de você precisar de um antivírus, muita gente ignora essa ferramenta. Mas, enquanto trabalha em home office, você precisa estar atento à validade do seu e à importância que um bom antivírus tem no desempenho do seu trabalho.

home office

Durante o seu período de trabalho você deve considerar um tempo para fazer uma varredura no seu computador. Além disso, você deve estar atento à atuação do programa, inclusive garantindo que ele esteja sempre funcionando. Assim, você será avisado sempre que houver uma atividade suspeita para a ferramenta.

Dicas de bons antivírus

No mundo da internet, o que não falta é oferta de ferramentas de antivírus. Entretanto, antes de fazer a escolha, você precisa estar certo de que determinado programa atenderá às suas necessidades.

Com a utilização do Avira, por exemplo, você pode alcançar muitos benefícios. Afinal, esse é o tipo de ferramenta que protege a sua máquina contra malware e ameaças online, bloqueia sites infectados e anúncios invasivos, mantém os softwares e drivers sempre atualizados, e te ajuda a encontrar cupons seguros enquanto você faz compras.

Outra boa opção de antivírus é o Avast. Isso explica o fato de ele ser também um dos mais utilizados atualmente. Então, em seu home office, você pode escolher essa ferramenta como auxílio para a segurança das suas atividades.

O Avast promete bloquear os vírus e outros tipos de malware, apontar os pontos fracos em sua rede de segurança Wi,Fi, proteger suas senhas, ajudar a identificar sites falsos, blockear rackers, evitar espionagem de webcam, atualizar apps de forma automática, e muitas outras funções.

Os dois exemplos oferecem versões grátis de seus serviços. Entretanto, a melhor estratégia é sempre considerar suas necessidades e adequá-las a um plano ideal. Assim, mesmo que te custe algum valor, talvez ainda seja a melhor forma de proteger o seu home office. Afinal, se você considerar quanto vale a segurança dos seus dados, vai encontrar uma bola relação custo-benefício de um bom antivírus.

Adote um Gerenciador de Senhas

Faz parte da sua política de proteção home office a adoção de procedimentos de gerenciamento de senhas. Essa é uma parte muito importante do seu sistema de proteção, por isso não pode ser ignorada.

Um dos grandes erros que se comete, por exemplo, é a escolha de senhas lógicas. Embora a estratégia seja boa para você não esquecê-las, em termos de segurança, isso não é muito inteligente. Então, a ideia é dificultar as quebras de segurança, utilizando senhas mais fortes.

home office
Dicas de gerenciadores de senhas

Você também pode adotar o uso de ferramentas que gerenciam as senhas para resolver isso. São ferramentas como o LastPass que, não apenas cria as senhas mas te ajuda a não esquecer delas. Afinal, a plataforma oferece serviços como gerador de senhas, monitoramento da dark web e um painel de segurança para você verificar a saúde das senhas que está utilizando.

Como opção de gerador de senhas seguro, você pode utilizar o 1pass. Com essa ferramenta você pode proteger comandar e gerenciar as senhas da sua organização. Assim, você pode trabalhar em casa com a mesma segurança que o ambiente organizacional te oferece.

Como você pode ver, não é tão difícil assim estar confortável, produtivo e seguro ao mesmo tempo. Para isso, você só precisa ter as ferramentas certas!

Descubra como você pode acessar ferramentas como essas gastando menos utilizando o Kotas!