Cadastre-se gratuitamente Entrar
Capa Oscar 2023

Tudo o que você precisa saber sobre a premiação do Oscar 2023

O Oscar 2023 está chegando para a felicidade daqueles que se interessam por cinema. Antes das indicações serem reveladas no dia 24 de janeiro, muitas pessoas estavam ansiosas para saber se seus palpites estavam indo na direção certa.

Então, depois da revelação dos indicados, a ansiedade só aumenta. Isso porque será o momento de sabermos quais serão as obras, artistas e outros profissionais consagrados com o mais alto prêmio da sétima arte.

Portanto, se você ainda não sabe quem está concorrendo ao Oscar 2023, continue a leitura deste post. Além de conhecer os filmes estarão disputando cada categoria e como assisti-los gastando pouco!

Além disso, fique por dentro da data, transmissão e outros detalhes da cerimônia oficial.

História e origem da premiação do Oscar

No ano de 1927, durante a expansão do cinema norte-americano na década de 1920, personalidades do cinema se juntaram para criar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS). 

A iniciativa foi liderada por Louis B. Mayer, que ocupava um dos cargos de chefia da Metro-Goldwyn-Mayer, com o objetivo de proteger a imagem dos estúdios de Hollywood e resolver questões trabalhistas.

Então, a AMPAS decidiu criar um evento anual para premiar as melhores produções cinematográficas, o que resultou na criação do Oscar.

Sendo assim, a primeira cerimônia de premiação aconteceu em 16 de maio de 1929, com 270 convidados pagando U$ 5 para assistir à premiação das produções de 1927 e 1928.

Quais os filmes indicados para o Oscar 2023?

No dia 24 de janeiro, a academia divulgou, em um evento ao vivo, apresentado pelos atores Allison Williams e Riz Ahmed, a lista de todos os filmes indicados ao Oscar 2023.

Como muitos esperavam, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo obteve grande destaque e foi o líder com 11 indicações, seguido por Os Banshees de Inisherin e o alemão Nada de Novo no Front, com 9.

Quais os filmes indicados para o Oscar 2023

Portanto, confira um pouco mais sobre os indicados a melhor filme em 2023!

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, acompanhamos a jornada de Evelyn Wang (interpretada por Michelle Yeoh), uma imigrante chinesa que luta para equilibrar sua vida pessoal e profissional. 

Então, ela enfrenta desafios como o fracasso de sua lavanderia, o casamento em crise e o relacionamento conturbado com o pai e a filha. Ao mesmo tempo, precisa se preparar para uma reunião tensa com a auditora da Receita Federal, Deirdre (Jamie Lee Curtis). 

No entanto, ao longo da trama, uma fenda no multiverso se abre, dando a Evelyn a oportunidade de explorar realidades paralelas. Ela enfrenta uma jornada solitária para salvar o mundo e impedir que uma entidade maligna destrua os mundos paralelos. 

Mas à medida que explora outros universos, as coisas ficam cada vez mais complicadas, e ela se encontra presa em uma infinidade de possibilidades sem conseguir voltar para casa.

Onde assistir: disponível para aluguel na Apple TV, Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e YouTube.

Os Banshees de Inisherin

Em “Os Banshees de Inisherin”, acompanhamos Pádraic (Colin Farrell), um homem gentil cuja vida é mudada depois de presenciar a crueldade de Colm (Brendan Gleeson), antigo amigo de longa data. 

Contudo, com o auxílio de sua irmã Siobhan (Kerry Condon) e de Dominic (Barry Keoghan), filho de um policial local, Pádraic tenta reconstruir sua amizade com Colm, mas é surpreendido quando ele apresenta um ultimato assustador. 

Sendo assim, a tensão começa a aumentar na pequena ilha fictícia de Inisherin, durante a Guerra Civil Irlandesa de 1923

Onde assistir: sem disponibilidade nos serviços de streaming.

Nada de Novo no Front

“Nada de Novo no Front” é uma história baseada na obra homônima de Erich Maria Remarque que segue o jovem Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que ansiosamente se alistam no exército alemão movidos por uma paixão patriótica.

No entanto, a realidade cruel do front de batalha logo desabona suas expectativas e as concepções prévias de Paul sobre o inimigo e as dificuldades e tragédias da guerra começam a desmoronar.

Então, em meio à tensão crescente, Paul é forçado a continuar lutando sem um propósito claro, apenas para atender aos desejos da liderança alemã de encerrar a guerra com uma ofensiva audaciosa.

Onde assistir: Netflix

Avatar: O Caminho da Água

Em “Avatar: O Caminho da Água”, dez anos após a primeira batalha de Pandora entre os Na’vi e os humanos, Jake Sully e Ney’tiri vivem juntos com sua família na tribo. 

Mas quando uma ameaça antiga surge, Jake tem que lutar contra os humanos novamente e ganhar novos aliados, incluindo alguns que já vivem com os Na’vi e outros com avatares novos. 

Então, eles precisam deixar sua casa e explorar as regiões de Pandora, encontrando outros Na’vi e fazendo pactos. E apesar da guerra, Jake e Ney’tiri lutam para ficarem juntos e cuidar de sua família e tribo.

Onde assistir: Disney+

Elvis

A vida e carreira de Elvis Presley são retratadas nesta cinebiografia, apresentando décadas da jornada do astro da música interpretado por Austin Butler. 

Portanto, a trama se concentra na relação de Elvis com seu controverso empresário “Coronel” Tom Parker, interpretado por Tom Hanks, e explora a dinâmica entre os dois ao longo de mais de 20 anos de parceria. 

Sendo assim, a história acompanha Elvis e mostra como ele evolui como artista, enfrenta as mudanças sociais e políticas dos EUA e encontra amor e inspiração em Priscilla Presley (Olivia DeJonge).

Onde assistir: HBO Max

Os Fabelmans

Ligeiramente baseado na infância do diretor Steven Spielberg, o filme retrata o caminho de um jovem cineasta em ascensão. Portanto, em “Os Fabelmans”, acompanhamos a jornada do jovem Sammy Fabelman, crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial. 

Trata-se de um garoto que se apaixonou por filmes após sua primeira visita ao cinema e, com uma câmera, começou a fazer seus próprios filmes. 

Mas, ao descobrir um segredo familiar chocante, ele usa o poder dos filmes para explorar a verdade sobre si mesmo e sua família.

Onde assistir: disponível para aluguel na Amazon Prime Video.

TÁR

Lydia Tár, é uma renomada maestrina/compositora e a primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim. Ela tem uma carreira bem-sucedida e manipula a orquestra como regente. 

Contudo, quando se prepara para o lançamento de suas memórias e para uma gravação ao vivo da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler, forças externas começam a revelar segredos escuros.

Além disso, a natureza corrosiva do poder ameaça derrubá-la de seu pedestal e mudar sua vida para sempre.

Onde assistir: sem disponibilidade nos serviços de streaming.

Top Gun: Maverick

“Top Gun: Maverick” segue a história de Pete “Maverick” Mitchell, um piloto talentoso da Marinha que tem uma longa carreira de sucesso, mas continua a ser um rebelde e a desafiar as regras. 

Contudo, agora como um instrutor, ele precisa provar a importância do fator humano em um mundo cada vez mais tecnológico. 

Então, com Tom Cruise retornando no papel principal, e produção de Jerry Bruckheimer e direção de Joseph Kosinski, o filme é a sequência do clássico Top Gun, lançado em 1986.

Onde assistir: Telecine e Paramount+

Triângulo da Tristeza

“Triângulo da Tristeza” é o filme ganhador do Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022, que acompanha o encontro de dois jovens modelos, Carl e Yaya. Tudo acontece em um cruzeiro de luxo com um grupo de milionários liderados por um capitão comunista alcóolatra. 

Mas após um naufrágio, os sobreviventes são presos em uma ilha deserta. A dinâmica muda quando a única pessoa capaz de sobreviver na ilha é uma faxineira filipina. 

Portanto, o filme, dirigido e escrito por Ruben Östlund, questiona a inversão de poderes e papéis de gênero na dinâmica entre os sobreviventes.

Onde assistir: sem disponibilidade nos serviços de streaming.

Entre mulheres

“Entre mulheres” se baseia no livro homônimo de Miriam Toews, que conta uma história inspirada em fatos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia.

Sendo assim, é revelado que homens usavam anestésicos para drogar mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, resultando em abuso sexual. Além disso, há uma tradição da comunidade menonita de manter as mulheres sem educação, analfabetas e subservientes.

Então, com esse conhecimento, as mulheres começam a questionar sua fé e lutar contra a opressão imposta por sua comunidade religiosa. Por isso, a história acompanha essa luta das mulheres em busca de justiça e liberdade.

Onde assistir: sem disponibilidade nos serviços de streaming.

Que dia é a premiação do Oscar 2023?

Capa Oscar 2023

A premiação do Oscar 2023 acontecerá no domingo, 12 de março, comemorando a 95ª edição do evento. A cerimônia será realizada no Dolby Theatre em Hollywood, transmitida pela ABC e apresentada por Jimmy Kimmel.

Portanto, trata-se da volta ao período de 12 meses entre uma premiação e outra, depois dos impactos da pandemia de coronavírus. Isso porque foram 14 meses para 2020-21 e 10 meses para o ano anterior, quando a elegibilidade foi de março a dezembro.

Acompanhe toda a cobertura do Oscar 2023 pagando menos

Foi-se o tempo em que para acompanhar as indicações da Academia você precisava se deslocar até o cinema para ficar por dentro de tudo. Afinal, como você viu, grande parte dos filmes do Oscar 2023 estão disponíveis por streaming.

Contudo, mesmo assim, ainda há um problema: cada obra está em uma plataforma, e muitas vezes fica muito caro assinar todas elas, certo? Errado! Já pensou em uma maneira de ter acesso a todos esses serviços e ainda pagar mais barato?

Essa é a proposta do Kotas, uma plataforma que permite que você forme grupos de assinatura e divida os custos com as pessoas da sua casa, amigos e familiares.

Então, o processo é bem simples: o primeiro passo é criar um grupo e informar qual será o serviço, o valor e quantas vagas estarão disponíveis. 

Em seguida, você o compartilha com quem você quiser. Uma vez ativado, nós mandaremos o dinheiro de cada um dos participantes para a sua conta.

Portanto, faça seu cadastro e, em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso time de atendimento!

E para acompanhar as melhores oportunidades de gastar menos consumindo mais conteúdo, continue no Blog do Kotas!