Cadastre-se gratuitamente Entrar
gerenciador de senhas

Gerenciador de senhas: O que é e porque usar

A tecnologia cresce em um ritmo tão rápido que chega a ser difícil acompanhar todas as evoluções. Entretanto, a medida que crescem as possibilidades, crescem também os perigos. Afinal, tem gente o tempo todo trabalhando a fim de roubar dados e informações dos usuários da internet. Mas, usando um bom gerenciador de senhas você pode impedir isso.

Um gerenciador de senhas é um ferramenta indispensável para a segurança. Por isso, continue com a gente para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é um gerenciador de senhas?

O gerenciador de senhas ideal pode tornar a vida digital muito mais simples. Então, você precisa entender do que se trata e porque vale a pena tê-lo. E, acredite, é uma ferramenta muito mais simples e autoexplicativa do que você possa imaginar.

O gerenciador de senhas é um sistema que funciona a fim de guardar dados de login. Além disso, ele é capaz de gerar senhas complexas através de um sistema de criptografia. Assim, você terá sempre uma senha forte, exclusiva e segura para cada conta on-line.

Entretanto, embora a ferramenta crie senhas complexas, você não precisa se lembrar de cada uma delas. Pois, o gerenciador de senhas possui uma senha mestra, com a qual você acessa tudo o que você precisa.

Tipos gerenciadores de senhas

Embora existam alguns tipos diferentes de gerenciadores de senhas, o mais comum é que se encontre daqueles que funcionam como aplicativos em nuvem. Esse tipo de gerenciador de senhas pode ser acessado de maneira simples através de um navegador.

Nesse tipo de gerenciador você cria uma senha mestra forte, e isso protegerá todas as demais credenciais armazenadas. Para isso, você só precisa adicionar as suas contas que necessitam de login. A partir daí, quando acessar as contas, o gerenciador preencherá os dados de cada conta automaticamente, de modo que você não precise se lembrar de cada senha individualmente.

Há também a possibilidade de você utilizar um gerenciador de senhas através do armazenamento no próprio dispositivo. Nesse caso, ao invés da nuvem, a ferramenta utiliza um sistema de código aberto que armazena as informações em sua própria máquina.

Por fim, há também a opção de utilização do gerenciador de senhas em suítes de segurança para endpoints. Embora não seja a maneira mais comum, também é uma boa opção para proteger suas informações.

Vantagens e desvantagens de um gerenciador de senhas

Quando se trata de aplicativos com armazenamento na nuvem, são muitas as vantagens. Afinal, com esse tipo de armazenamento você poderá acessar as informações de qualquer local que esteja. Além disso, é possível sincronizar dispositivos diferentes, de modo que você possa usar as aplicações em qualquer um dos aparelhos que esteja usando.

Entretanto, esse tipo de armazenamento também possui alguns riscos. Afinal, você estará apostando todas as fichas em um único local. Assim, caso haja instabilidade na ferramenta escolhida, todas as suas contas sofrerão. Afinal, estão todas reunidas em um único local da nuvem.

Já ao utilizar ferramenta de código aberto, você também encontra muitas vantagens. Pois, a maioria deles é capaz de gerar senhas que realmente atendem aos requisitos específicos de um site. Além disso, com esse tipo de ferramenta é possível que se busque informações sobre auditorias de segurança realizadas, a fim de se decidir sobre qual é a melhor opção de ferramenta.

Mas, uma das desvantagens desse tipo de utilização é a impossibilidade de sincronizar os dispositivos. Dessa forma o seu acesso ficará um tanto quanto limitado.

Por que um gerenciador de senhas

As razões pelas quais você deve utilizar um gerenciador de senhas são bastante claras. Na verdade, essa ferramenta possui benefícios que fazem o seu uso quase obrigatório quando o assunto é proteção.

Com um bom gerenciador de senhas você facilita o acesso a contas que exigem a utilização de senhas. Através dele você pode acessar cada conta com apenas um clique. Além disso, utilizando a ferramenta, você faz que seja muito mais fácil utilizar suas contas de qualquer dispositivo.

Um bom gerenciador de senhas também te protege contra phishing e golpes na internet. Isso porque, a ferramenta é capaz de verificar a veracidade do URL acessado. Além disso, você pode trocar senhas antigas por chaves mais novas e difíceis, a fim de potencializar a sua proteção.

O gerenciador de senhas também possibilita que você armazene outros dados, além das senhas. São informações como dados de cartões de crédito, e outros que precisam de proteção. E, a depender da ferramenta escolhida, ela também permitirá que você faça a verificação em duas etapas, o que aumenta ainda mais a segurança.

Como você pode ver, faz parte da navegação segura, a adoção de medidas que protegem você e os seus dados. Você também pode fazer isso utilizando uma VPN como reforço para a segurança. Conheça algumas delas clicando aqui!

Se quis pode acessar ferramentas como essas gastando menos utilizando o Kotas!