Cadastre-se gratuitamente Entrar
Desenvolvedor web

Desenvolvedor web: Tudo sobre a profissão

Apesar de se falar muito em profissões do futuro, a verdade é que profissões como desenvolvedor web são uma grande salvação do próprio presente. Pois, fala sério, nunca antes se falou ou se utilizou tanto a tecnologia como estamos fazendo. Até porque, convenhamos, nos últimos tempos, é ela quem tem salvo a humanidade e facilitando a vida de um mundo inteiro em crise sanitária.

Então, já deu para sentir um pouquinho a importância dessa profissão e a sua contribuição no nosso desenvolvimento como um todo, não é mesmo? A verdade é que ainda há muito mais há explorar, e nós elencamos aqui tudo o que você certamente gostaria de saber sobre isso.

Para não perder nenhum detalhe é só continuar com a gente até o final da leitura deste post!

Foto: Reprodução/Canva
Foto: Reprodução/Canva

O que é e o que faz um Desenvolvedor web

A grosso modo, um desenvolvedor web é uma espécie de programador. Ou seja, é ele quem desenvolve sistemas para a internet, e mantém em funcionamento os sites que você acesso e os aplicativos que utiliza. Assim, considerando o quanto você usa esses recursos no dia a dia, essa é ou não é uma daquelas profissões 10/10?

Bom, então, esse é o tipo de profissional que acumula mais funções do que simples construir uma página. Pois, além disso, ele também é o responsável por manter os códigos funcionando e os sites em questão em atividade. Isso quer dizer que há um leque de conhecimentos que esse gêniozinho deve dominar. São assuntos como diferentes linguagens de programação, aspectos de back-end e front-end, experiência do usuário, construção de web sites, landing pages e mais um monte de termos difíceis, tão comuns no mundo virtual.

A partir de todos esses domínios, a ideia é que esses profissionais trabalhem no levantamento de dados e informações acerca do perfil dos usuários em potencial. Além disso, faz parte do cotidiano que eles estudem a compatibilidade de hardwares e softwares, idealizem a construção de protótipos de sites e verifiquem a estabilidade do sistema em questão mesmo com volume de acessos simultâneos.

Por fim, são os desenvolvedores web também os responsáveis pelos testes de velocidade de processamento no acesso aos sites pela homologação dos sites e, por fim, pelas manutenções e alterações necessárias para que uma página da web permaneça online.

Como ser um Desenvolvedor web?

Acho que já ficou claro o quanto um Desenvolvedor web é necessário na dinâmica de funcionamento social atual, não é mesmo? E, se ficou interessado em se tornar um profissional da área, precisa também descobrir como se faz para se estabelecer no mercado.

O primeiro passo é se inteirar sobre cada detalhe da profissão. Isso pode ser feito através de uma boa pesquisa sobre os assuntos e detalhes do tipo de trabalho que se desenvolve nesse ramo. Só depois de conhecer esses detalhes é que você poderá decidir se se trata de um estilo de vida que você gostaria de viver e, então, investir na preparação.

Nesse momento da decisão, é importante se lembrar que essa é uma profissão que exige criatividade e pensamento crítico. Também é importante ter boas conversas com profissionais da área, a fim de saber detalhes positivos e negativos da profissão. Caso você seja do tipo que não se adequa ao sedentarismo, por exemplo, talvez essa não seja a melhor carreira. Afinal, boa parte do trabalho é feita enquanto você está assentado diante do computador.

Depois de estar certo de que é isso o que quer, você vai precisar se decidir pela especialidade que deverá seguir. Afinal, trata-se de um caminho com muitas possibilidades. Nessa hora, além da própria paixão, é importante considerar as ferramentas e linguagens de programação utilizadas em cada campo.

Por fim, com o caminho direcionado, é hora de estudar. A boa notícia é que atualmente há inúmeras plataformas e modalidades de cursos que permitem que se especialize sem sair de casa. São opções como o DevMedia, por exemplo, que reúne uma infinidade de cursos e treinamentos acerca de tecnologia e o mundo dos desenvolvedores. Com esses acessos, o problema do conhecimento será facilmente resolvido.

Foto: Reprodução/Canva
Foto: Reprodução/Canva

Quanto se ganha nessa profissão?

Como em qualquer área, essa expectativa pode mudar de acordo com cada desenvolvedor web. Afinal, como o salário está diretamente ligado às habilidades e atuação, certamente há variações consideráveis.

Mas, já adiantamos que desenvolvedores freelancer estão fazendo um bom salário. Enquanto um desenvolvedor web full stack júnior fatura em média R$ 4.000,00 mensais, os mais experientes chegam a ganhar uma média de R$ 9.000,00, o que não é nada mau.

A melhor notícia sobre isso é que dá para aproveitar tudo da plataforma, pagando o mínimo possível. Descubra como você pode utilizar ferramentas como essas e pagar menos utilizando o Kotas!

Leia também: Como usar o Kotas para melhorar seu currículo em 2022