Cadastre-se gratuitamente Entrar
VPN

VPN: o que é e como te protege?

Em tempos de crescimento tecnológico, a segurança na internet também é uma grande preocupação. Isso acontece porque, na mesma medida em que são feitas inovações para a melhoria do trabalho e de ações positivas, esses mesmos avanços podem , e costumam, ser usados por pessoas mau intencionadas. Por isso, a adoção de práticas de segurança como a VPN podem potencializar a sua segurança enquanto navega na internet.

VPN

Provavelmente o termo VPN não seja tão estranho a você. Entretanto, é possível que você ainda não compreenda exatamente a função e a importância dessa ferramenta.

Mas, não se preocupe! Nós reunimos aqui as principais informações para você se proteger dos ataques cibernéticos sabendo exatamente o que está fazendo. Para saber tudo sobre VPN, continue com a gente neste post!

O que é VPN?

VPN é a sigla em inglês que se utiliza para uma ferramenta que torna a relação entre você e a internet, mais segura. Trata-se da “Rede Virtual Privada”, que funciona criando uma rede de comunicações segura entre computadores e outros dispositivos utilizando-se de codificação para tornar o acesso seguro.

Especialmente quando se trata de uso empresarial, a VPN é uma ferramenta indispensável. Pois, é ela quem promove a proteção de dados e informações de sua empresa. Ao contrário de quando se usa uma rede pública, a VPN codifica informações e dados, de forma que o acesso não seja fácil ou público. Além disso, essa ferramenta também é capaz de ocultar o seu IP, de forma que os seus dados pessoais não sejam ameaçados. Por fim, ela também é uma boa ferramenta para identificar ataques de sites maliciosos, anúncios ou trackers.

Como funciona a VPN?

Embora a explicação técnica sobre o seu funcionamento não seja tão simples, para o usuário, o processo de adoção e utilização é bastante simples. Afinal, quem precisa utilizar a VPN necessita apenas de baixar o software escolhido, instalá-lo no dispositivo de sua preferência e escolher o servidor através do qual se fará a conexão.

VPN

Entretanto, quanto a função da ferramenta, ela funciona praticando algumas ações que irão proteger suas atividades na internet. Assim, a VPN conecta você de forma imediata ao firewall que você está utilizando. A partir da utilização da ferramenta, o seu IP fica fica invisível, já que o que se torna visível é o seu endereço de VPN, que é privado.

Além disso, a VPN funciona de forma a criptografar suas informações e dados acessados. Assim, as informações de suas atividades na internet não ficam disponíveis para provedor ou terceiros.

Tipos de VPN

Você pode encontrar por aí diversos tipos de VPN que possuem utilidades diferentes também. Então, você precisa conhecer os principais tipos e suas ferramentas, antes de escolher qual delas atende melhor a sua demanda.

VPN MPLS

A VPN MPLS costuma ser mais eficiente para a utilização site a site. Ela é a mais recomendada para isso tipo de utilização pelo fato de ser mais flexível e mais adaptável. A partir da análise de padrões de acesso, a ferramenta faz a distribuição de pacotes de redes através de diferentes protocolos.

VPN PPTP

O tipo de VPN cria uma espécie de túnel de segurança por onde passam os dados que trafegam entre pontos previamente determinados. Nesse tipo de utilização a VPN serve tanto para acessos empresariais quanto para uso doméstico. Essa também é a forma mais comum de utilização de VPN, já que não exige a compra e instalação de hardware. Além disso, é o tipo de ferramenta com mais possibilidades de compatibilidade com sistemas operacionais diversos.

VPN IPSec

Esse é o tipo de VPN também conhecida como VPN de roteador a roteador, geralmente utilizada em relações corporativas. Especialmente quando se trata da existência de mais de um escritório, essa é a maneira mais segura de conectar a rede entre o escritório principal e os demais. Tudo isso sem que os dados estejam expostos a quem não tem interesse na situação.

VPN SSL/TLS

Nessa opção de VPN o sistema utilizado é de uma combinação do protocolo SSL com TLS. Nesse caso, a utilização da ferramenta se faz utilizando o navegador como uma espécie de cliente onde o acesso é restrito a aplicativos específicos.

Quando e como usar a VPN?

Você deve se preocupar em utilizar VPN em seus acessos como um topo. Afinal, ela vai te ajudar a se proteger de ataques maliciosos da internet ou até mesmo de roubos de seus dados.

VPN

Entretanto, se você lida com questões empresariais ou corporativas, se faz ainda mais necessário que você adote uma boa VPN para o seu acesso à internet.

Embora você encontre por aí versões grátis da ferramenta, geralmente a aquisição de versões pagas é mais vantajoso. Isso porque, essas versões melhores costumam oferecer serviços como conexões e usuários ilimitados, recursos administrativos, acessibilidade e proteção para redes WI-Fi públicas.

Leia mais sobre o assunto: Como aumentar a sua segurança no home office

Para pode acessar ferramentas como essas gastando menos utilizando o Kotas!